PORTÕES ABERTOS

EEAR reúne 25 mil pessoas no Portões Abertos 2023

Evento também comemorou os 150 Anos de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira
Publicada em: 13/10/2023 10:00
Imprimir
Fonte: EEAR, por Tenente William e Tenente Flora
Edição: Agência Força Aérea

A Escola de Especialistas de Aeronáutica (EEAR), localizada na cidade de Guaratinguetá (SP), realizou, no último sábado (30/9), o evento Portões Abertos 2023, em comemoração aos 150 Anos de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira.

A programação do evento contou com diversas atrações, como exposições de aeronaves militares e civis; apresentação da Banda de Música da EEAR; estandes; praça de alimentação; atrações infantis; exposição dos projetos tecnológicos desenvolvidos pelos alunos especialistas durante a 5ª Mostra Técnica e Cultural da EEAR; show aéreo com a Equipe de Paraquedistas da Força Aérea Brasileira (FAB), conhecido como Falcões; apresentação das Esquadrilhas ACRO, CÉU e Turma da Mônica; Aeromodelismo; apresentação do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), mais conhecido como Esquadrilha da Fumaça, dentre outras atividades.

Na abertura do evento, a Banda de Música da EEAR executou o Hino Nacional Brasileiro, entoado por todos os presentes. Em seguida, foi realizada a cerimônia de premiação dos alunos das escolas da rede pública municipal de Guaratinguetá, vencedores do Concurso de Redação, cujo tema foi “O Mês de Dumont”, presidida pelo Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Antonio Marcos Godoy Soares Mioni Rodrigues.

O público teve a oportunidade de conferir de perto várias aeronaves da FAB, como o cargueiro C-130 Hércules, o C-95 Bandeirante, o C-98 Caravan, o T-6, o helicóptero Blackhawck, a réplica do histórico Demoiselle, o A-29 Super Tucano e T-27 Tucano, entre outras aeronaves. O clima de alegria e empolgação tomou conta do ambiente, onde aproximadamente 25 mil pessoas se divertiram. Outro ponto alto do evento foram as passagens das aeronaves T-25 e T-27, do Primeiro Esquadrão de Instrução Aérea (1º EIA) da Academia da Força Aérea (AFA), assim como dos Caças F-5M, do Primeiro Grupo de Aviação de Caça (1º GAVCA), sediado na Base Aérea de Santa Cruz (BASC).

“Foi um privilégio participar desse grande evento. Pudemos apresentar ao público de Guaratinguetá e região um pouco do trabalho desenvolvido pela Força Aérea Brasileira, e tenho certeza que foi um dia marcante para todos que puderam comparecer”, destacou o piloto da Esquadrilha da Fumaça, Capitão Aviador Filipe Pereira Santos.

“Participar dos Portões Abertos foi uma ótima experiência, pois tivemos a oportunidade de ter contato direto com o público. Tive o privilégio de apresentar um pouco da atuação da FAB em nosso país e também de assistir a apresentações emocionantes da Esquadrilha da Fumaça. O evento não só proporcionou momentos de aprendizado, mas também foi plataforma para expressar gratidão e orgulho em pertencer à Força Aérea Brasileira”, comentou a aluna Josiane Cardoso Rocha, da especialidade Fotointeligência, do Curso de Formação de Sargentos (CFS), integrante do Esquadrão Branco, Turma Jaguar.

"É um evento para a família curtir e conhecer mais de perto a rotina dos nossos militares da FAB. Não perco um evento sequer. Já participei de outros, mas esse aqui foi o melhor de todos", comentou o Engenheiro Felipe Benedetti Lopes, natural de Itajubá (MG).

“Além da honra de ter sido designado Coordenador Geral do evento, afirmo que foi um grande desafio organizar uma atração de tamanha envergadura. A adrenalina e a dúvida se iríamos alcançar a excelência na maior festa dos últimos tempos tomaram conta durante quase o ano todo. O espetáculo foi brilhante e as atrações estáticas e aéreas deram um show de animação ao público. Ao final, o sentimento foi o de dever cumprido. Agradeço a todos os integrantes da EEAR que labutaram muito para entregar ao público um evento à altura, bem como ao Comandante do Berço dos Especialistas por me confiar tamanha responsabilidade e acreditar no resultado do trabalho", comentou o Tenente-coronel Aviador Diego Gabriel da Silva.

O Comandante da EEAR, Brigadeiro do Ar Mioni, ressaltou sua satisfação em proporcionar ao público local esse importante evento. “A Escola de Especialistas de Aeronáutica, ao promover os Portões Abertos 2023, além de homenagear os 150 Anos de Santos Dumont e projetar a imagem da Aeronáutica Brasileira, também proporciona aos apaixonados pela aviação, e à sociedade de Guaratinguetá e Vale do Paraíba, um dia especial com atrações para toda a família”, destacou o Oficial-General.

A edição de 2023 foi um verdadeiro sucesso, proporcionando um dia de conexão e descoberta para todos os presentes. O evento arrecadou aproximadamente quatro toneladas de alimentos não perecíveis, que serão destinados a instituições assistenciais da região. 

Fotos: EEAR

imagens/original/46341/IMG_3992.jpg
imagens/original/46341/IMG_4000.jpg
imagens/original/46341/IMG_4065_2.jpg
imagens/original/46341/IMG_6989.jpg